2012
A MULHER E O DIREITO - Coleção Comissões - Comissão da Mulher Advogada - OAB Paraná
Graciela I. Marins e Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski (Organizadoras)
ISBN 978-85-54301-4
A leitura de seus artigos escritos, com o cuidado e propriedade de suas autoras, merece, portanto, o destaque e o reconhecimento de toda a comunidade jurídica. O estudo aprofundado de cada tema, que abrange os vários e diversos aspectos que envolvem a Mulher, é daqueles que nos levam a refletir e o leitor, certamente, lhes será grato, pois se sentirá responsável por este momento de transformação social.
Daniela Ballão Ernlund - Advogada
BILINGUAL RHYME: A local, intercultural and human voyage
Ana Paula Lemos Pinheiro
ISBN 978-85-99592-85-4
A poetic verse can take our minds to several different places and make us feel in many different ways. That will depend on the interpretation given by each reader each time he or she reads them. There is where the beaty of poetry lies! What each one of us feels when reading a verse will depend on a series of cultural, moral and social data which were engraved in our minds since childhood, no matter wich place, culture or human understanding one belong to.
RIMA BILINGUE: Uma viagem local, intercultural e humana
Ana Paula Lemos Pinheiro
ISBN 978-85-99592-85-4
Um verso poético pode levar nossas mentes a viajar para vários lugares diferentes e fazer-nos sentir de diversas formas dependendo da interpretação dada por cada leitor em cada um deles. É aí que está a fonte da riqueza da leitura de um poema! A visão de cada um vai depender de uma série de fatores culturais, morais e sociais inseridos em cada um de nós desde a infância, não inportando qual local, cultura ou leitura humana que se faça.
Roberson Luiz Bondaruk e César Alberto Souza
Nestes 10 anos, desde a apostila de polícia comunitária, com o incentivo do Cel. Valla, que deu a origem a este livro POLÍCIA COMUNITÁRIA, POLÍCIA CIDADÃ PARA UM POVO CIDADÃO, muitas e valiosas pessoas são merecedoras dos maiores agradecimentos pelo muito que colaboraram para que esta obra se realizasse e se consolidasse como a guardiã da filosofia que orienta os projetos e programas de polícia comunitária, cujo marco destacado é este século XXI. (4ª edição)
A VIDA DE PEDRINHO
José Ephisio Bigarelli
Da arte de inventar estórias para acalmar a agitação dos filhos, sobrinhos e anos mais tarde dos netos e deixar as mamães terminarem seus afazeres domésticos, nasceram algumas que deixaram as suas marcas.
As crianças se reuniam em volta da cama ou mesmo em algum canto da casa da praia e com olhos cheios de expectativa, ansiavam por ouvir estórias que conduzissem suas imaginações para bem longe, tais como a do “Nono Cucão”, a do “Pedro Malazarte”, que traziam monstros e aventuras e outras que aguçavam a inteligência.
Como o objetivo era distrair as crianças o maior tempo possível, algumas vezes, as estórias tomavam outros rumos quando a incumbência passava para a vovó Ilza, que lhes dava um tom mais suave.
A estória da “Vida de Pedrinho” brotou deste contexto familiar, destacando-se que algumas de suas passagens foram frutos da imaginação dos pequenos, a qual é contada neste livro em sua versão completa, a fim de eternizá-la na memória das gerações seguintes.
... AINDA DEU TEMPO ...
Iracema Busato do Valle
ISBN 978-85-99592-86-1
...
Olhando para trás, vê-se ou se descortina um cenário que só nós o conhecemos. E, entre altos e baixos, há muita experiência que pode ser compartilhada com outros. Se me calar, tudo será perdido, pois, na euforia dos dias atuais, ninguém tem tempo e, por não conhecerem esse passado, não haverá interesse em desfolhá-lo e assim acabará tudo na reciclagem.
Agora, já quase no final da jornada, vou repetir as palavras que disse quando, em 2002, falei ao público, ao receber o diploma de conclusão de Curso de Pedagogia:
"Ainda deu tempo". Iracema Busato do Valle
TESTEMUNHO DE UMA VIDA CONSAGRADA
Irmã Maria Gabriela Arns
“Os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano sentiu o que Deus preparou para aqueles que O amam” (1Cor 2,9).
As narrativas, as recordações começam quando a vida se faz ou se fez história. História é itinerário: iniciação, maturação, plenificação. A vida que recebemos no Batismo e que nossos pais nos contaram, ensinaram, transmitiram, vai nos concedendo os olhos, os ouvidos e o coração para nos apercebermos a grandeza do Amor que nos tomou.
A vida religiosa, como Escolar de Nossa Senhora, é o itinerário que Deus concedeu a Olívia, Irmã Maria Gabriela, realizar. Nada pronto, nada pré-determinado, pré-fixado; tudo como caminho a ser percorrido, por isso, teimosamente buscado como graça de ser o que Ele bondosamente chamou a ser.
x
Imagens/2011-2015/2011-08.jpg
DESCOBRINDO NOVOSHORIZONTES...
Construindo pontes para um mundo melhorDirce Clève
ISBN 978-85-99592-88-5
Os trabalhos aqui apresentados, são textos escritos ao longo de muitos anos, os quais a autora achou por bem reunir em um volume, sem aquilatar sua importância e eventual utilidade, mas há que se considerar que podem servir de referência para a organização Soroptimista – Região Brasil. São papéis com mais de vinte anos, daí a possibilidade de alguns terem se perdido, assim como algumas referências terem sido omitidas. Na realidade, procurou sempre ser fiel às fontes consultadas.
haicais e haikus
Osiris Duarte de Curityba
ISBN 978-85-99592-87-8
Trata-se de um conjunto de alguns haicais, com autoria do poeta, terceirista/haicaista brasileiro Osiris Duarte de Curityba, nascido em 1950, todos, originalmente escritos em português, sua língua mater.
Formatados no padrão tradicional japonês, tanto na métrica silábica (5-7-5), como no conteúdo, estes haicais concebidos a partir de maio de 2004.
É propósito deste trabalho homenagear a nação japonesa e seu povo, e, divulgar aos povos de língua espanhola e portuguesa, o haicai que se escreve e pratica no Brasil.
A versão à língua espanhola manteve, ao máximo, o sentido original do poema, tal qual foi escrito, e sempre que possível, conservou a métrica 5-7-5.
Cadernos de Clio 3
PET História UFPR
ISSN 22370765
Cadernos de Clio surgiu em 2010 para divulgar a produção acadêmica de estudantes de História de todo o país, independentemente da Universidade de origme, temporalidade da pesquisa ou área de atuação. É uma revista eclética, pluralista e variada em seus assuntos e abordagens.
Num momento em que muitos historiadores ainda diagnosticam a "ciência histórica" como corrente de uma identidade e de um método que a distinga das demais ciências, encontramos nessa despretenciosa revista de graduação, o frescor de multiplas práticas históricas que, justamente pela dissolução de suas fronteiras rígidas, proporcionam estudos extremamente instigantes e enriquecedores.
REVISTA DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DO PARANÁ
Nº41ISSN 01 04 5466
Coordenação: Estêvão Lourenço Corrêa
Com essa edição nº 41 da Revista, o Instituto dos Advogados do Paraná presta uma homenagem a todos os seu associados fazendo publicar, além dos artigos de doutrina que já constituem nossa tradição.