"Livros sempre um bom presente"

2014

CADERNOS DE CLIO 4

PET História UFPR

IEm seu quarto volume, a revista Cadernos de Clio, produzida pelo PET – História da Universidade Federal do Paraná, assim como nas publicações anteriores, apresenta uma interdisciplinaridade histórica em seu conteúdo. Pesquisas de graduandos de História de diversas universidades no Brasil foram recebidas.

Sem uma temática fixa, a revista abre espaço para as mais variadas problematizações e interpretações do passado e, consequentemente, os artigos e resenhas aqui publicados têm em comum apenas o fato de terem sido elaborados durante os anos de graduação de seus autores. Dessa forma, mais uma vez podemos destacar que a principal intenção da revista é a de valorizar e ressaltar a importância da pesquisa na graduação.

 

APENAS UMA HISTÓRIA - Sem retoques

Moacyr A. Lorusso

O que se lê neste livro, não é invencionice. O mendigo que conheci na rua, existiu de fato. Eu mesmo não acreditei no que me narrou...

Fui apenas, como sincero jornalista, anotando o que me dizia, sem aumentar nada. Tratava-se de uma pessoa de boa índole que percebi desde que o conheci. Tive paciência, sim.
Mas a história que me narrou, não poderia ser arquitetada por ele, por mais que fosse um homem instruído; maltratado pela vida que vinha levando.

Essa explicação deve ser dita por mim, em nome da verdade.
Fora dos fatos por ele contados, e meu hábito publicar alguma coisa interessante, para não tornar tão insípido o trabalho que pretendo expor. Eis, pois a escolha do título que dei ao assunto deste despretencioso folheto.

LIÇÕES DE INOVAÇÃO DO PAI DA AVIAÇÃO
Como construir organizações inovadoras.

Sérgio Luiz Marques Filho

No início do século XX uma corrida se estabelecera. Vários pesquisadores e inventores arriscavam suas próprias vidas para dominar os céus em aparelhos mais pesados que o ar, e tinham a intenção de realizar o que talvez seja o maior deseja do ser humano. Voar!

Nesse contexto surgiu Alberto Santos Dumont, que dedicou sua vida ao desenvolvimento de máquinas voadoras. Exímio projetista, Alberto desenvolveu inúmeros inventos e inovações que garantiram para ele um lugar na história da humanidade. Mas ainda existe uma controvérsia para saber quem de fato realizara o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Fora Santos Dumont, os irmãos Wright ou algum outro?

ROSA

Pedro Moreira

Pode ser vermelha, socialista, silenciosa, explosiva, na questão social, na variação.

Conta a história de dois velhos socialistas que, um dia se deparam com algo fora do debate e do embate das contradições em que vivem. Com aquele acontecimento tão veemente na cena de bar, tomam uma posição e realizam enfim, uma prática social tão aguardada, tão discutida, e protelada por suas vidas limitadas.

Essa história não é bem uma história que se narra aí, ao tempo. Ela traz o leitor a refletir entre tantas possibilidades, uma ao menos.

MARIA COMO SERIA, SE NÃO FOSSE

Moacyr A. Lorusso

As muitas Marias de Lorusso, abençoadas pelo nome preferido entre o povo brasileiro para nossas meninas, vivem as mais diversas situações da vida. Há Marias valentes, fortes, destemidas, combatentes. Perserverantes, guerreiras, audaciosas. Levam no peito, força e determinação. Aninham entre os seios, magia e sedução.

Sua graça vem da licença poética, do retrato em versos, que fixa instantes e congela retratos da vida. Ao exercer sua capacidade estética e dramática de sonhar, nosso Moacyr Lorusso repete a inquietute saudável que é expressão de vida intensa. Abençoado seja seu esforço.

FAMÍLIA MERLIN - Memória é pura imaginação

Dirce Doroti Merlin Clève

Conta a saga dos imigrantes italianos, entre eles o casal Giuseppe e Giuditta Merlin, vindos da distante Villa Bartolomea, em Verona, Região do Vêneto é uma maneira de homenageá-los.

Voltar ao passado é sempre um caminho cheio de surpresas e família é uma coisa grandiosa que explica nossos traços físicos, nosso temperamento, nossas emoções ao ouvirmos uma música italiana, nosso prazer em degustar um bom vinho ou saborear as suculentas massas, os queijos, a polenta, as pizzas e os variados tipos de molho.

O CAVALEIRO DO CAMINHO

Carlos Eduardo Lippel

Certamente O Cavaleiro do Caminho não é apenas mais um livro a respeito do Caminho de Santiago, pois o livro de Carlos Eduardo Lippel é o relato de suas travessias pelos diversos Caminhos de Santiago da Compostela, visto que a cada vez que o peregrino o percorre, existem diferentes aprendizados e dificuldades. Nos mostra que o caminho é tão intenso que é preciso estar atento a todos os sinais e, principalmente, saber interpretá-los.
Quem fui? Legionário Romano? Cavaleiro Templário? Peregrino? O que fiz? Para tentar responder a estas perguntas o autor perseverou em percorrer várias vezes este Caminho.
Com sua narrativa prende o leitor e, coloca-o como um acompanhante diário nestas jornadas. Partindo de diferentes pontos e em diferentes épocas, percorreu suas estradas e trilhas, com fé e humildade. Nas dificuldades percebeu a importância da solidariedade entre os caminhantes, e com tristeza se desiludiu, em ocasiões que sua expectativa era contrariada por atitudes egoístas. Com perseverança enfrentou chuva, frio, fome e dor, em busca desta verdade que o faria encontrar as respostas que procurava, através de encontros e reencontros, sejam de vidas passadas ou atuais. Aprendeu a ser tolerante diante das adversidades, e paciente com os enganos alheios. Mas acima de tudo, a acreditar nos sonhos e a possibilidade de realizá-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens/2011-2015/2011-08.jpg

 

 

ERINNERUNGEN WERDEN WACH

Melita L. Kliewer Nikkel

I“Gern denke ich an meine Jugendzeit zurück. Zum Freundeskreis gehörten die jungen Lehrer, die Geschwister  Franz und Martha Kliewer und andere.
Gute Gespräche, Bücher, klassische Musik vom lattenspieler gehörten zu meinem geistigen Bereich. Auch viele deutsche Volkslieder sangen wir in fröhlicher Runde, deren Texte ich wohl für immer im Gedächtnis behalten werde. Ein besonderes inniges Verhältnis verband mich mit meiner
Schwester Else. Wie ich mich selber in Erinnerung habe, war ich ein fröhliches, begeisterungsfähiges Mädchen, das sich zum „Legiehn” entwickelt hatte.“ (Melita L. Kliewer Nikkel, aus „Schön ist die Jugend“)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O POEMA DO MENINO

Heliana Grudzien

Livro infantil, com ilustrações da autora, com traços característicos próprios, traz ao universo infantil um pouco da vida deste menino, que adora sobretudo o mar, que é para ele, um emocionante poema, composto por versos que a natureza .escreveu, com muita tinta azul-esverdeada à base d'água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PALÍNDROMOS - UM DESAFIO LINGUÍSTICO

Ziro Roriz

Ziro Roriz, heterônimo palindrômico do poeta, cronista, haicaista, ficcionista, Osiris Duarte (de Curityba). Palíndromos são frases que continuam iguais quando lidas ao contrário.
Para os amantes das palavras, palíndromo representa uma espécie de felicidade em estado puro: é a frase espelho, a perfeição simétrica da escrita.
VErás com o tempo que a palindromia, além de tarefa desafiadora, é também uma agradável distração intelectual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PSICANÁLISE: "14 BIS" DO FREUD
- A arte de viver com alegria.

Paulo de Tarso Monte Serrat

Próximo de completar 90 anos de idade, Paulo de Tarso Monte Serrat inicia esta obra com o objetivo de expor seu entendimento sobre a vida e deixa sua humilde contribuição à humanidade. Psicoterapeuta por paixão, tão quanto pro profissão, dedicou-se incansavelmente a seus pacientes, até seus últimos dias de vida. Esta obra revela a sabedoria e a experiência de um homem bom, que se empenhou em compreender as vicissitudes da condição humana para ajudar a aliviar o sofrimento alheio. Agora, parte deste conhecimento está acessível aos leitores que poderão beber na fonte deste extraordinário ser, que acima de tudo, soube viver com alegria.i

 

 

 

 

 

A PSICOLOGIA DA CRIAÇÃO

Henrique Honigsztejn

Criação é o ato de criar. Que é criar? Em alguns dicionários encontramos a seguinte definição: tirar do nada. É simples e útil. É claro que esse nada é alguma coisa, mas que, e esse é o ponto importante, na obra criada não se faz notar.

Junto à morte,
o Criador como que diz:
encotnrei a serenidade
e aqui eu a ofereço a vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAI, APROXIMA DE MIM ESTE CÁLICE
Significação de juízes e promotores sobre a função paterna no contexto da justiça

Sandra Baccara

O presente trabalho é fruto da tese de doutorado da autora, na UnB, e nasceu a partir da participação no Projeto Fênix, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da UnB junto à Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, durante a realização de um grupo de pais, no qual pude perceber o apelo à figura da Justiça como uma forma de resgate da autoridade e do poder que estes sentiam ter perdido junto a seus filhos adolescentes e que, naquele momente, eram intitulados como adolescentes em conflito com a lei, sujeitos a medidas socioeducativas e/ou sócioprotetivaas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALIENAÇÃO PARENTAL
interlocuções entre o direito e a psicologia

Orgs.: Sandra Baccara, Thalita Machado, Cristian Fetter e Rafaella de Menezes.

Para a realização desta obra, que propõe um diálogo entre Direito e Psicologia, reuniram-se a psicóloga Sandra Maria Baccara Araújo, o advogado Cristian Fetter Mold, a psicóloga Thalita Faria Machado do Carmo e a advogada Rafaella de Menezes Leite - profisisonais de grande responsabilidade, cuja formação e/ou atuação destacada no campo da alienação parental os credenciam à nobre tarefa de compartilhar suas experiências, com o que contribuem de modo decisivo ao debate e à discução sobre o tema.
Des. Arnoldo Camanho

 

WINNICOTT - Seminários Brasilienses

Orgs.: Sandra Baccara, Alba Lúcia Dezan, Amanda de Oliveira Mora e Pritama Brussolo.

Este livro reúne elaborações teóricas e clínicas de um conjunto de colegas brasilienses que se destinam ao estudo de Winnicott e de outros autores do Grupo Independente da Escola Inglesa da Psicanálise.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E AGORA, DOUTOR

José Ephiisio Bigarelli

Em pequenos capítulos, de fácil leitura, somam-se viagens pelo tempo, com tempero na diversidade das dificuldades da profissão, do começo da sua vida familiar, de sua postura e dedicação às amizades, profunda religiosidade, enfim, demonstra um grande coração e uma alma consciente, emotiva e intelectual.

 

 

 

 

 

 

 

 

CRÔNICAS DE UMA PAIXÃO
Memórias de um Veterinário

Darar William Zraik

Darar mora em suas histórias a importância de sua profissão, à qual se entregou de corpo e alma, e todos aqueles que almejam seguir este caminho da Medicina Veterinãria, ao olhar para trás, com certeza verão que terá valido a pena.